quarta-feira, 11 de julho de 2012

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É FOCO DE ESTUDO PELA EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BOM CONSELHO


No dia 10 de julho de 2012 pela manhã na sala de reunião da Secretaria Municipal de Educação, as equipes gestoras das escolas que oferecem Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino debateram o tema: AVALIAÇÃO E TRANSIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL-(Orientação Curricular Nacional para Educação Infantil). Este documento explica pedagogicamente a aplicabilidade dos artigos 10 e 11 da resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

“ Art. 10. As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

I - a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
II - utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);
III - a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
IV - documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
V - a não retenção das crianças na Educação Infantil.

Art. 11. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.”

O tema foi explorado pela equipe gestora do Centro de Educação Infantil Maria Marlúcia Ferro, à Senhorita Selma Ferreira de Souza- Gestora Escolar e a Senhorita Flávia Patrícia Tenório Ferro- Orientadora Pedagógica, na apresentação fizeram a relação teoria/prática.

Avaliação é fundamental para a melhoria do Ensino aprendizagem, sendo assim, este tema vem sendo anualmente estudado e socializado a prática  do dia- a - dia escolar.

A Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil Maria Sonia Ferreira Vitor acredita que a avaliação na Educação Infantil da Rede Municipal tem evoluído significativamente, a cada ano é feito reflexão da prática com objetivo de aperfeiçoá-la, de forma a garantir a Resolução mencionada anteriormente.






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