Mensagem da Secretária


Bem vindos Professores, Pais e Alunos que integram a Rede Municipal de Educação. Este ano, estamos acolhendo mais de 10 mil alunos, abrangendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a EJA e Programas de Correção de Fluxo. Nosso grande desafio é garantir a todos o direito de aprender. Para isso, precisamos do comprometimento e envolvimento de todos na formação das crianças, adolescentes e adultos, a fim de proporcionar cidadania e felicidade com esforços direcionados para que a Rede Municipal de Educação agregue valores, qualidade e dignidade.

Estamos todos trabalhando para que a escola e a sala de aula tenham as condições necessárias de se estabelecer como um lugar de vida, um lugar atraente, um lugar em que as crianças sintam-se bem e queiram ficar e aprender. O que estamos propondo é construir juntos uma escola ainda mais democrática, marcada por relações pedagógicas de inclusão, de troca de saberes e de respeito. Para nós, não basta ensinar. Além de ensinar, nossa função será a de levar o aluno a aprender e resgatar o valor social da escola. Nosso desafio é o de mudar a lógica da construção do conhecimento, pois o processo de aprendizagem agora passa a ocupar toda a nossa vida e, nele sermos capazes de nos sentir gratificados.

A felicidade na escola não é uma questão de opção metodológica ou ideológica, mas sim a sua condição essencial, Educação, Conhecimento, Saber, são palavras capazes de operar milagres, revolucionar  histórias e construir futuros condizentes com as expectativas sociais.